header ads

Hoje, dia 13 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial da Rádio!

Foto: Divulgação | Arquivos Google

“Proclamado em 2011 pelos Estados Membros da UNESCO e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 como Dia Internacional, o dia 13 de fevereiro tornou-se o Dia Mundial da Rádio”.
Segundo a UNESCO, “a rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. A nível global, a rádio continua a ser o meio mais amplamente consumido. A capacidade única de alcançar o público mais amplo significa que a rádio pode moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, permanecer como uma arena para todas as vozes falarem, serem representadas e ouvidas. As estações de rádio devem atender a diversas comunidades, oferecendo uma ampla variedade de programas, pontos de vista e conteúdo, e refletir a diversidade de audiências em suas organizações e operações”.
A história da web rádio
A web rádio é um serviço de transmissão de áudio pela internet que usa a tecnologia streaming, capaz de transmitir em tempo real, não mais usando a sintonização em uma frequência pelo Dial de um aparelho receptor. 
A primeira rádio na internet foi lançada em 1993 pelo americano Carl Malamud, a “Internet Talk Radio”. Porém, a primeira emissora comercial a transmitir de forma contínua e ao vivo foi a rádio Klif, do Texas – Estados Unidos, a partir de 1995. No Brasil a primeira rádio a existir apenas na internet começou em cinco de outubro de 1998, a rádio Totem.
 A web rádio vive um processo de descoberta contínuo, pois, ainda não se conhecem todas as suas possibilidades; 
O alcance da analógica é nacional já a rádio online atinge o mundo criando uma convergência cultural, além da multimídia.